domingo, 12 de setembro de 2010

Filme - Ken Park (2002)


É ótimo poder indicar um filme que você tem certeza que vai marcar as pessoas de alguma maneira. Indicar um filme que não vai ser “mais um” dos montantes que nós assistimos na vida e que passam despercebidos ou que não acrescentam em nada. Ken Park foi construído pra marcar, te fará refletir muito sobre variados contextos. As cenas por si são fortes, com imagens e roteiro bruto, mas nada superficiais pelo contrario não tiram a beleza da arte, da realidade e do cinema.

Gosto de pensar que é um treino pra nossa vida, pra que possamos começar olhar variados contextos humanos de forma mais livre, sem o velcro das idéias fechadas e morais.

O filme começa com um suicídio com direito a sangue na tela. Já lhe aviso pra não desistir do filme antes mesmo de conhecê-lo, temos que começar a experimentar antes de julgar. As cenas fortes levam por trás personalidades belas, excêntricas e intrigantes.

São histórias paralelas de um grupo de amigos adolescentes em que cada um vive uma vida diferente e rica em histórias.

Entre as tantas temáticas que você poderá enxergar no filme estão; a traição; a dificuldade de aceitar o envelhecimento para o adulto da meia idade; hipocrisia do que se diz religioso; desejos sexuais pelos filhos; frustração e não superação do luto que vira doença; até que ponto os pais ou as pessoas podem “descontar” suas frustrações nos outros, inclusive nos filhos e como uma mente psicopata/infantil se cria. Aposto que deu vontade de assistir e se deliciar com as tantas aprendizagens que o filme pode lhe trazer.

Ken Park tráz e engloba essas temáticas do filme relacionando-as com a adolescência, as amizades e a liberdade que essa época propicia junto com a beleza da sexualidade jovem, que nunca deveria morrer.

Será o adolescente “complicado”, ou o mundo que ele vive que é?

Questione-se degustando de um excelente filme. Abra sua mente.

5 comentários:

  1. Assistir esse filme na minha adolescencia, que diga-se de passagem foi muito conturbada, realmente marcou muito, a visão crua da vida me fez pensar como a vida pode ser doce e amarga ao mesmo tempo. Adoro cinema, sou daquelas pessoas que cataloga os filmes que assisti, e sou estranho pois me interesso por quase tudo, eu disse quase... Também tenho minhas limitações... Ótima dica de filme, eu assino em baixo. Abraço, Dariurtz

    ResponderExcluir
  2. Dih, gostei muito do seu blog, e com certeza irei segui-lo. Em relação ao filme, quando assisti o considerei fora do padrão, ou seja isso me fascinou pois o roterio é ótimo, os atores também e a maneira que a história é contada é primordial. É uma ótima dica mesmo, ainda mais para mim que adoro e tenho até um blog sobre cinema.
    Forte abraço
    Lucyano
    http://cinemaparceirodaeducacao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Não assisti esse filme ainda, mas realmente parece ser átipico, adoro filmes assim, sem 'papas na língua' , diferente dos mesmos roteiros de sempre, comédia romantica/destruição do mundo.
    blog interessante :~

    www.jadenadaf.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá companheiro! Tô com saudade dos teus escritos... Você escreve muito bem bem para passar tanto tempo sem dividir as tuas coisas. Queria te propor uma parceria. O que acha? Teu blog e o meu parceiros...? Pensa no assunto depois se tiver vontade responde. Abraço. Dariurtz

    ResponderExcluir
  5. Opa Tudo bem ?
    Dando uma visita (espero retribuicao rs) :D
    Muito bom seu Texto .

    Abraço .

    ResponderExcluir