sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Fé voltando a Idade Média! - O perigo vem com Marketing (parte 3 – final)

Quero postar um vídeo aqui sobre um caso especifico do Brasil, da igreja Universal do Reino de Deus. (evangélica) Eu fico admirado como vários seres humanos perderam suas capacidades de reflexão do mundo e de si mesmo, pra pararem um pouco em suas atitudes e enxergarem que “porcaria” estão fazendo. Como estão sendo enganados.

A rede globo em uma reportagem no jornal nacional anos atrás denunciou o líder da igreja Universal, Edir Macedo quando este explicitamente foi gravado ensinando a pastores como roubar mais dinheiro dos fieis utilizando a fé dos mesmos e técnicas para isto. A igreja nestes últimos anos só aumentou seus seguidores, e pior Edir Macedo continua como líder e aliado a rede Record de TV que é fruto de investimento de dinheiro roubado. Aclamado e adorado, Edir Macedo ainda segue pedindo 10% do salário como dizimo de cada fiel. Pergunto-me aonde vamos parar se não dermos limites a estas instituições perversas.

Ressalto agora um grande investimento econômico que a igreja Universal está prestes a iniciar, a construção do Templo de Salomão em São Paulo, vocês já ouviram sobre? É um templo gigantesco, terá 126 metros de comprimento, 104 metros de largura e 55 metros de altura. Aparentemente visto como elemento para turismo para o Brasil, eu vejo como grande objeto de alienação e propaganda em massa.

VIDEO - Denuncia do Jornal Nacional (rede globo) sobre lider da igreja Universal do Reino de Deus, - desvio do dizimo e enriquecimento proprio. (Edir Macedo é o atual lider 2010).

Recentemente temos outro Líder de uma igreja evangélica, conhecido como Pastor homofobico Silas Malafaia, que além de ganhar cada vez mais espaço na televisão, ainda pretende conseguir por um plano absurdo; 1 milhão de colaboradores, a contribuição seria de 1000 reais cada pessoa, pra alcançar a quantia de 1 bilhão de reais, assim fundar um canal de TV (http://mais.uol.com.br/view/4956926). (Se conseguisse seria um caos, disseminação de bobagens em massa). Se diz psicólogo, por tirar seu diploma em algum lugar, felizmente o conselho de psicologia já está caçando sua licença. Outra situação recente se refere a candidata Dilma Rousseff á presidência, num encontro (14.10.10) com representantes de diferentes igrejas, foi fortemente pressionada por lideres evangélicos a assinar desde já uma posição anti aborto e anti o casamento homossexual. (http://br.eleicoes.yahoo.net/noticia/dilma-resiste-a-assinar-manifesto-antiaborto.html). - Ai mora o perigo, estamos alimentando este atraso social. Estes casos influenciam diretamente na opinião publica e, portanto na democracia, nas leis e justiça do país.

O Brasil é conhecido por sua diversidade étnica e cultural, não devemos permitir que se restrinja a engajar-se nos dogmas religioso que apenas afastam as singularidades das pessoas e suas formas de viver, e se expressar. As religiões que não respeitam as escolhas humanas. Vemos hoje a religião, por exemplo, se “meter” em assuntos como o ABORTO, O CASAMENTO GAY, A EUTANÁSIA, etc. Estudos científicos que podem trazer grande avanço à humanidade como das células tronco são barrados quando caem na fala religiosa. Acredito que estes assuntos não devem ser da alçada das religiões, estes assuntos são pra discussão social, cientifico, filosófico e ético.

Meus amigos sejam críticos, se não acreditam em mim, procurem na historia da humanidade, porque você acha, por exemplo, que a religião cristã sempre defendeu a heterossexualidade? Porque em milênios anteriores ela precisava de um exercito cada vez mais numeroso, e como conseguir isso, através - proibindo outras formas de relacionamento que não a de reprodução. Claro que anos após anos ela foi moldando e encobrindo. Cada regrinha religiosa, cada versículo da bíblia ou qualquer outro livro de dominação, tem uma base gananciosa pra lucrar com isto ou aquilo.

Concluo, as religiões devem ter limites por lei, sendo estas não fundada em valores morais de fundo religioso. Acredito que deve se criar um ministério da religião que investigue a forma que está sendo usado à arrecadação do dizimo, e deve ser mostrado em sites de divulgação transparentes, de forma clara e objetiva como está sendo usado, tanto para obras quanto para filantropia, real por real. Tendo também, um espaço especifico e delimitado da participação da religião em debates, restringindo sua “liberdade de expressão” que hoje se torna cada vez mais uma manipulação e caluniação livre. E tendo seus limites nos meios de comunicação, isto não é autoritarismo ou paternalismo, não prego ditadura sou contra a mesma, foco aqui numa barreira a algo que virou hoje um atraso para a humanidade. Virou instituição lucrativa e manipuladora.

Respeitar a fé das pessoas é primordial, mas devemos SIM contestar os lideres religiosos como suas doutrinas religiosas e seus dogmas, uma vez que já erramos na idade média, não podemos cometer o mesmo erro. Devemos nos livrar das sombras de uma nova idade das trevas.

Um comentário:

  1. Opa Tudo bem ?
    Dando uma visita (espero retribuicao rs) :D
    Muito bom seu Texto .

    Abraço .

    www.murillojapa.blogspot.com/

    ResponderExcluir