segunda-feira, 1 de novembro de 2010

FILME - O Óleo de Lorenzo (1992)


Vocês já ouviram aquela velha e sábia história do: “Nunca julgue um livro pela capa?”, vamos criar uma nova frase com base naquela: “Nunca julgue um filme pelo titulo”. Embora estejamos na era digital em que tudo você pode encontrar na Internet, eu ainda gosto de vez em quando de ir a locadora “dar uma olhada”, ainda mais buscar filmes antigos.

Sempre que passava um nome estranho me chamava atenção: “O Óleo de Lorenzo”, “Mas que diabos de nome é este?!” me indagava, e acabava não o pegando para assistir. Esses dias atrás tirei na sorte e aluguei.

O Óleo de Lorenzo é um filme de 1992, tem quase 20 anos. E está agora fazendo parte dos melhores filmes que já vi na vida. Se estou comentando dele no Blog, tenham certeza que ele realmente é fantástico. Uma história baseada em fatos reais e que sem duvida mudou o mundo cientifico e o tratamento aos doentes de ADL (Adrenoleucodistrofia) - pena ser tão pouco conhecida a historia, que nos envolve de uma forma. Já lhe aviso o filme poderá te DESTRUIR, digo emocionalmente (cenas fortes), pra construir pedaço por pedaço de novo até o final.

A história passa em torno de uma família, de uma mãe e um pai, que se vêem deparados com seu filho de 5 anos, doente de uma rara doença genética neurodegenerativa, sem cura os médicos dão no máximo mais 2 anos de vida ao pequeno Lorenzo. Os pais num espírito crítico ao sistema político e cientifico da época, fazem de tudo para conseguir uma terapia que salve seu pequeno menino.

Deparados com a falta de respeito e ética para com o ser humano, e um sistema que só se interessa nas maiorias, se esgotam de ver seu filho ser cobaia humana da ciência médica e de tão pouco caso. Vão á busca do conhecimento necessário para eles próprios desenvolverem uma cura para doença. Um estudo sem fim, e com tempo escasso á favor da vida.

O filme te envolverá com certeza, nos faz dar valor à singularidade de uma única pessoa, e como isso é relevante, não somos números ou maquinas, somos humanos e cada um tem um valor imensurável.

Ver a relação afetiva que uma família girando em torno do amor é de encher os olhos, e também nos alertando que neste mundo das generalizações devemos enxergar e respeitar a forma de se expressar e ser das pessoas, agindo a favor da mudança ativa e com coragem pra um mundo melhor.

Assista mudará sua forma de pensar muitos contextos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário