sexta-feira, 23 de julho de 2010

Dunga x Globo – Poder e controle de Massa

Acredito que melhor do que eu que acompanho tão pouco a rotina da televisão, vocês já estejam mais familiarizados com o recente assunto a cerca do técnico da seleção brasileira; Dunga e a rede de televisão Globo em questão. É interessante como um fenômeno à parte se expandiu para a maioria das emissoras e caiu em fala popular.

Não repetirei as mesmas bobagens, que estão cansados de ouvir: “... porque não convocar fulano de tal, ou ciclano de lá?...” “Porque convocou tal desconhecido!...” essas questões técnicas cabem mais a um analista esportivo. O interessante é que Dunga teve ótimos resultados nos últimos anos, tais como: Copa das Confederações (2009), Copa América (2007), e saiu com a seleção no primeiro grupo nas eliminatórias da copa da África do Sul. Nossa seleção tinha rostos desconhecidos, pessoas não famosas como Adriano “o imperador”, Ronaldinho “fenômeno” ou o “gaúcho”, enfim não tinha jogadores que exerciam em times aqui do Brasil. Porem isso não desqualifica tais jogadores, dos quais a maioria joga em times europeus e asiáticos. Bons jogadores, um time com franquezas sim, como a maioria dos times mundiais.

Voltamos ao assunto central, se o time não era tão ruim porque essa aversividade do povo Brasileiro com o técnico? Vocês mesmos já pensaram porque andam o criticando? Quais influências percorrem todas as opiniões de leigos e apaixonados pelo futebol?

Dunga não baixou a cabeça para a rede Globo. Ao negar uma entrevista exclusiva, e os bastidores dos treinos ao casal “imperialista” das comunicações brasileiras Sra. Fátima Bernardes e Sr. William Bonner apresentador e editor chefe do Jornal Nacional da rede Globo. Dunga estaria escrevendo sua sentença de morte, ou melhor, seria o novo alvo do ódio de todo um país. É incrível como todos os programas da emissora começaram a criticá-lo, não só nas rodas de debate esportivo, mas como também no programa apresentado por Ana Maria Braga, e criticas de “Faustão”, e tanto outros leigos, mas que estavam ali ajudando a alastrar a opinião sobre o “péssimo” técnico de Dunga seria. Isso se alastrou pelas emissoras, e logo estava em programas humorísticos de grande audiência como o “Pânico na TV” e “CQC”.

Em momento algum defendo as escolhas de Dunga, mas me pergunto se a repercussão de tudo não foi grande demais, e se esse ódio em massa, era pra tanto?

Preocupo-me com a alienação das pessoas, que levam o que vêem na televisão como “veredicto final”, pessoas que não contestam, não investigam, e só aceitam os fatos.

Cadê o senso crítico?

A Rede Globo, está entre os 5 maiores grupos de comunicação do mundo, não é a primeira, porem é a que mais influencia o povo, sua trajetória com seu fundador Roberto Marinho, mostra uma saga de corrupções de apoio e enriquecimento na ditadura militar. Mostra uma forte união política, e de controle de massa, controle da opinião publica. Devemos abrir nossos olhos para os fatos que nos cercam.

Agora dá pra entender, quando Dunga vê sua imagem sendo sujada a todo o momento. Sua irritação com palavrões dirigidos ao jornalista Alex Escobar, funcionário da maldita, astuta e poderosa Rede Globo.


E se quiserem uma base mais consistente do que esse meu pequeno texto assistam esse pequeno documentário sério. Postado no youtube, é curto e vai te fazer entender a influencia que você tem todos os dias ao ligar o televisor, e a perversidade por traz do singelo “plim plim”:



http://www.youtube.com/watch?v=mQhy4x64Nh0&feature=related

“A HISTÓRIA SECRETA DA REDE GLOBO”


Nenhum comentário:

Postar um comentário