quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Lembre-se que há milhares de possibilidades pra tudo!


Existencialismo e Relações Humanas (parte 4 - FINAL)




“Uma moça está esperando o telefonema do namorado. Está esperando. Ele disse que ia ligar as 16:00, e o coração dela se apronta pra recebe-lo as 13:00 e ela espera e pede a todas as colegas de dormitório que não usem o telefone. Espera e espera e afinal são 16:00 e o telefone não toca. E ela continua a esperar, e ás 17:00 não toca, nem as 18:00, e ás 21:00 ela está arrasada. Vai ao banheiro e corta os pulsos. Porquê? Porque achava que essa era a única alternativa. Estou começando a achar que talvez o individuo que realmente tem saúde mental é o que tem maior número de alternativas, as mais variáveis. Uma pessoa que possa dizer: ‘se isso não acontecer, o que mais, e o que mais é possível?’

Por exemplo, vejamos aquela moça. O que mais poderia ter feito? Sejam criativos: o que ela poderia ter feito, em vez de cortar os pulsos? O quê? Sim! Ligar para ele! Claro! Dizer: ‘o que é que aconteceu, cara? Quebrou o dedo?’ O que mais ela poderia ter feito? Vamos! Mais sadio! E o que mais? Sim! Poderia ter feito uma pizza, tomado um chuveiro frio, podia ter ligado para mim! Que pena ela achar que só tem uma alternativa. Não só há milhões de alternativas, como ainda há algumas que ainda não foram nem sonhadas” (Léo Buscaglia)

Bem esse exemplo é perfeito, se a tantas alternativas e possibilidades porque não as tentamos? Sonhe e tente, se não conseguir vamos ao próximo passo. Sempre daremos o próximo passo, não importa a situação que estiver sempre tem um jeito de EXISTIR bem. Existem bancários na depressão, e catadores de lixo cantando pelas ruas.

Faça seu propósito próprio singular, e não deixe que ninguém meta o dedo no seu propósito. Ora, ele é seu!

Journal of Humanistic Psychology: Relato real de um homem de 85 anos que soube que estava morrendo. Diz ele:

Se eu pudesse reviver minha vida, da próxima vez procuraria cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito... Eu seria mais descontraído. Seria mais flexível. Seria mais tolo do que fui nesta ‘viagem’. Alias, sei de muito poucas coisas que levaria tão a serio; seria mais maluco. Seria menos higiênico... Eu me arriscaria mais, viajaria mais, escalaria as montanhas, nadaria mais em rios, olharia mais pores do sol, iria a mais lugares aonde nunca fui. Tomaria mais sorvetes e comeria menos feijão... Eu teria mais problemas de verdade e menos imaginários... Sabe fui uma dessas pessoas que levam uma vida saudável, sensata e ajuizada, hora após hora e dia após dia. Ah tive, meus bons momentos, e, se tivesse de fazer tudo de novo, teria mais desses momentos. Aliás, eu procuraria não ter nada senão momentos lindos, de momento a momento... Fui dessas pessoas que não iam a lugar algum sem um termômetro, um saco de água quente, um gargarejo, uma capa de chuva e um parta-quedas. Se tivesse de fazer tudo de novo, da próxima vez viajaria com menos bagagem... Seu tivesse de fazer tudo de novo, passaria a andar descalço mais cedo, na primavera, e ficaria descalço até mais tarde, no outono. Andaria em mais carrosséis, olharia mais pores do sol, e brincaria com mais crianças, se pudesse viver minha vida de novo. Mas não posso, sabe.”


Como já disse sou um jovem de 20 anos, e eu sei tão pouco sobre tudo. Mas uma coisa posso te dar certeza, a morte e certa, e seu tempo é escasso. Tive que sofrer, e passar por muita coisa ruim pra cair na real, e também tive contato e tenho com pessoas incríveis, com livros valiosíssimos que me fazem crescer a cada dia.

A vida está nas suas mãos, dela você pode tirar as coisas melhores, mais lindas e proveitosas de tudo o que tiver contato, em qualquer situação. Ou pode, escolher, o medo, o desespero, a vergonha e timidez e se privar de tudo o que tem pra viver. Afinal como já disse o sentido de existir é você escolher suas próprias esolhas, Esse é o livre-abitrio, porem preste atenção nas alternativas, pois assim você escolhera com mais liberdade, podendo aproveitar bem mais a qualidade de seu tempo.




CONVERSA DE HUMANO PARA HUMANO


Mude sua rotina, seu comportamento, não deixe seus olhos te limitarem, use os outros sentidos. Temos que aprender a tratar melhor o ser humano, as pessoas ao nosso redor. Já parou pra pensar como os rotulamos o tempo todo, “fulano gordo”, “ciclano viado”, “Beotrano lerdinho”. A ciência foi criada pra melhorar a vida humana, pense pra que serve por exemplo um médico? Ele serve pra dar qualidade de vida pras pessoas – proporcina-las saúde, e cuidados com o que dispor. Mas ao chegarmos em um consultório o médico nem nos olha no rosto, a triste cena. Ele olha somente para sua mesa e escreve no prontuário. Fazendo perguntas não sobre você, mas sobre seu sintoma, “como é?”, “quanto tempo?”, “como se manifesta?”, Parece que quer nos dizer; “ei pedaço de carne” ou “ei robô descreva seu defeito”. Não era esse o propósito da medicina. Tento medo que alguns psicólogos se tornem assim, esqueçam que lidamos com seres humanos e comecem a tratar as pessoas reduzindo elas a problemas cognitivos, doenças e transtornos psicopatológicos.

Imagino uma criança que não consegue ler. A escola começa o “jogo das rotulações”, pro educador a criança será “um problema de aprendizagem”, pro psicólogo “problema cognitivo ou comportamental”, pro médico “problema neurológico ou psiquiátrico”. Os pais dessa criança, se deparam com essa situação, e infelizmente “sugam” e acreditam que realmente tem um filho problemático. Pronto à criança viverá com esse rotulo, acreditara que é esse rotulo, quando na verdade ela é muito mais do que uma criança que não lê. Ela é uma criança que brinca, que se movimenta, que sabe cantar, chega a notas musicais altíssimas. Uma criança que sente, e gosta de “trepar” nas arvores. Uma criança que adora abstrair e pintar diferentes paisagens e lugares que vê no papel com guache. Uma criança que identifica rapidamente símbolos e conseguir ir e vir da onde quiser. Mas agora ela está presa, presa no rotulo de criança problemática.

Acho que duas palavras poderaim entrar em nosso cotidiano para lidar com as pessoas; GENTILEZA e DELICADEZA. Duas atitudes que não trazem mal algum a ninguém. Comece a tratar as pessoas assim, mas como nunca esperando algo em troca, isso é egoísmo.

Rico-pobre, educado-analfabeto, branco-negro, homem-mulher, essas diferenças são inexistente no contexto relações humanas, nesse somos todos iguais. Não tente impor seus valores, ideologias as pessoas. Odeio autoritarismo e paternalismos.

Adoro o conceito de respeito e ética. Lembre-se deles.

Temos que parar de nos distanciarmos, bato nesta tecla nos meus textos. Estamos cada vez mais solitários, “cercados de gente a nossa volta mas nos sentindo sozinhos”. Ser humildade pra saber que você é nem melhor nem pior que todo mundo é um principio bom pra começar.

As pessoas são incríveis, e existem tantas, procure quem você se identifique, agarre-as, e aprendam com elas, todo mundo pode ensinar alguma coisa nova a você. Aprender a viver entre as pessoas, a compartilhar o que você tem, o que aprendeu, sugue o que poderam te ensinar. Viva a sua vida com plenitude que pessoas apareceram nela como mágica, você atrairá pessoas por conseqüência do ser humano que você se tornará.

Aqui você teve só uma alternativa, uma possibilidade. Crie o seu existir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário