quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Sentido da vida – Você vive sua vida como realmente quer viver, ou vive como lhe disseram que deveria viver?

Existencialismo e Relações Humanas (parte 2)


Não precisamos voltar a Descartes pra lembrar que: “Penso, logo existo!” Acho que ninguém aqui ou ai, acha que não existe. Bem todo mundo sabe que existe, que bom! rs.

Existir é um fato, agora pensaremos, numa questão velha, diria uma das mais velhas que existe; o existencialismo. O porque ou pra que existo? Remete a famosa pergunta: “Qual o sentido da vida?”. Bem, filósofos e cientistas a parte seria uma chatisse se eu ficasse aqui discutindo a resposta de cada um pra essa pergunta. Ora esse blog é meu, colocarei minha resposta, julgue se ela é boa por si só. Acredito que o sentido da vida está em não ter sentido algum. É uma folha em branco, e nela você pode fazer o que quiser, pode desenhar, rabiscar, pintar, rasgar, a folha é sua você escolhe o que fazer. Não a caminhos, não a escolhas, não a certo ou errado, só existe você e sua vida, faça o que quiser com ela, e agüente as conseqüências boas ou más.

Diga-me, qual o sentido da sua vida? Acho que já virou clichê: “quero uma família feliz, um amor eterno, ser perfeitamente lindo e nunca parecer velho, e é claro um milhão de reais MÁÁOE.” Sei que a resposta de muita gente ta nesse caminho, dinheiro, perfeição, amo eterno, até mesmo realização no futuro. Dá pra acreditar, realização no futuro? Meu amigo se você não tem controle do seu presente, como terá do futuro?

Tem pessoas que vivem uma vida montada e isso é incrivelmente triste, elas sofrem a vida toda, ou as vezes, na maioria dos casos vivem uma vida sem ter “aproveitado” o que a vida tem a oferecer. Afinal é bem mais do que aproveitamos!

A questão é que ninguém mais procura saber o que é real. Sabe a Lady Gaga que você ama, tem elas adicionada em comunidade do orkut, tem ela em adesivo, no carro no quarto, é fã, segue no twitter. Enfim, você idolatra ela. Pergunto o porque? Se você me responde que gosta da musica, da voz, quem sou eu pra criticar? Porem muitos diram, “aaaah adoro o jeito dela, popstar, glamurosa, divá...” quanta bobagem! É isso que acredita ser rela? É isso que quer pra você?

Queremos ser poderosos e que todos nos amem e admirem, não por nosso caráter, mas por coisas supérfluas, pela roupa que estamos vestindo. “Meus Deus você viu falano, ele repetiu a mesma camiseta que usou ontem! Hahaha mero mortal.” Programinhas como esquadrão da moda fazem o sucesso. “Diego vc é critico da moda?” – Não eu gosto da moda quando ela sugere algo novo, quando ela dá idéias de valorizar o corpo humano, que é tão bonito, mas odeio sim a moda que exclui as pessoas, a moda que cria padrões, a moda que aprisiona e rotula!

Nossa como a posição social pesa algumas vezes, como queremos ser os maiorais, é legal estar por cima, até mesmo tendo que passar por cima das pessoas? Tratá-las como lixo. Tem professor que só porque tem alguns conhecimentos a mais, se acha superior. Médicos e alguns ricos então, nem se fala. Como já critiquei olha o olhar paternalista, da superioridade e autoridade!

Hoje a existência humana procura basicamente 3 coisas, de forma egoísta e cada vez mais solitária, queremos: STATUS, PODER E DIVERSÃO. Sabia que no livro “Mentes psicopatas” as atitudes de um psicopata são sempre a procura extrema de status, poder e diversão?

Falo dessas coisas pra refletirem, o que estão fazendo com suas vidas, com suas existências. É uma só! As vezes você existe assim com essas idéias, nessas crenças porque precisa sobreviver e não consegue sair delas, sim eu compreendo. Mas a maioria das situações desperdiçamos, porque quando aprendemos que isso e aquilo era um “objetivo” pra conquistar - começamos a fazer isso sem pensar se é o que realmente queremos. Pense bem se sua preocupação com a opinião alheia, se a falta de preocupação com voc~e mesma, se tudo isso não é fruto destas questões?

Você realmente vive para você?

As palavras de Saint-Exupéry, de conduzi-lo de volta a você, é uma bela coisa, mas no fim de ser levado de volta a si mesmo você terá de resolver, até certo ponto, quem realmente gostaria de ser tornar.

Sabe existe uma sociedade, um mercado que precise que seu sentido de exister seja DETERMINADO, é o que eu chamo do mundo capitalista. Imagine os empresários de moda, produtos de beleza, de cirurgias plásticas, etc. Imagine essa industria da beleza sem que as pessoas não quisessem padrões de beleza, não quisessem essa perfeição que muitas mulheres buscam. Ai que mora o perigo que entra na forma do culto ao perfeccionismo.

Essa idéia de perfeição assusta. Se uma menina tem coxas mais largas, pronto não é do padrão, é feia e excluída! Se é magra e baixa, pronto fora daqui! – lá vem as depressões e doenças. Gorda? Isso nunca – que venha a bulimia, a anorexia. Por que essa obsessão? Pra isso que você existe. Passamos o dia se embelezamos, e no final perdemos o dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário